segunda-feira, 26 de março de 2012

Moniliase – Afta Oral - Cândida Albicans - Moniliasis


Moniliase – Afta Oral - Cândida Albicans
Definição
                É um transtorno ocasionado por uma infecção oral com o fungo Cândida Albicans.
                Normalmente a boca contem muitos microorganismos e um deles é o Cândida Albicans, que é o mesmo fungo associado com as infecções vaginais por levedura e outras infecções produzidas por este fungo. A presença de bactérias normais mantém geralmente a população do Cândida Albicans sobre controle.
            A sobre população não controlada deste fungo na boca, pode ser resultados de fatores que reduzem a resistência natural do nosso corpo contra este fungo, assim como doenças, estresse, uso de corticosteróides por longo prazo ou medicamentos que suprimem o sistema autoimune e os transtornos imunes como o HIV. Também pode ser ocasionada por transtornos que alteram o equilíbrio dos microorganismos na boca.
             Esta superpopulação do fungo, está mais comumente associada pelo uso de antibióticos, mas também pode ser causada por  diabetes mellitus não controlada e alterações hormonais associados com a gravidez e/ou pílulas anticonceptivas.
                 A afta Oral é mais comum em lactantes, crianças que estão aprendendo a andar, pessoas idosas e pessoas já mais fracas, que tem o sistema imune deprimido, seja por alguma doença ou tratamento medicamentoso.
                 A afta em bebes é comum e geralmente está associada com outras enfermidades. Quando resiste ao tratamento e aparece repetitivamente, se deve suspeitar de um transtorno subjacente.
             Em adolescentes, adultos jovens e pessoas de média idade, deve sempre tomar em conta a infecção por cândida Albicans como um possível sintoma de uma condição médica subjacente como a diabetes mellitus e até mesmo HIV.
Sintomas
·         Ulcera / Lesão cutânea (Normalmente na língua ou no interior dos lábios) dolorosas.
·         Área ligeiramente levantada.
·         Aspecto branco cremoso.
·         Pode ter aspecto semelhante ao requeijão.
·         Boca seca.

Sinais e exames
                Um exame oral realizado por um médico ou um dentista, mostra lesões características na boca, língua ou bochechas. É possível remover as lesões facilmente com uma escova de dentes, o qual mostra uma área avermelhada e sensível que pode sangrar levemente. Um exame microscópico do tecido extraído da lesão, serve para confirmar a infecção por cândida, mas geralmente se faz o diagnostico simplesmente com o exame físico.
Tratamento
                O objetivo do tratamento é controlar rapidamente o desenvolvimento do fungo. Os medicamentos como a nistatina, clotrimazol, miconazol, etc..., são administrados durante 5 ou 10 dias por via oral.

Prognostico
                É possível que quase sempre a afta seja dolorosa, porem quase nunca é uma enfermidade delicada. Este processo pode interferir com o processo de ingestão do alimento já que é bastante incomodo. A infecção geralmente é controlada com o tratamento, porem pode voltar a aparecer. A afta pode se estender ao paladar, língua, bochechas, garganta e quase nunca avança para outras partes do corpo, mas é possível.

Complicações
·         Desnutrição
·         Esofagite por cândida
·         Disseminação da cândida para o trato intestinal, pulmões, pele e outras partes.
·         E outras situações que requerem intervenção médica.
O paciente deve buscar assistência médica se aparecem sintomas de afta oral e se já está com afta oral os sintomas pioram e persistem apesar do tratamento ou ainda aparecem aftas novas.
Prevenção
                As pessoas que tem recorrência de feridas de afta oral ou aquelas que tem um alto risco de desenvolver essa enfermidade, podemos administrar medicamentos antimicóticos profiláticos (preventivos). Se um bebe que está sendo alimentado com leite materno e apresenta afta oral, a mãe também deve usar um medicamento antimicótico tópico em seus mamilos para prevenir a continua propagação para o bebe.

Imagens



Fonte: ABCpediatria