quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TESTE DE SCHILLER


TESTE DE SCHILLER

O que é o teste de Schiller.

O teste de Schiller é um exame de diagnóstico que tem como objetivo detectar alterações no epitélio do colo do útero que podem indicar a presença de cancer de colo de útero. Este exame geralmente é realizado durante uma colposcopia, quando o exame de papanicolau mostra alguma anormalidade.

Solução de Schiller.

O teste de Schiller só é possível ser realizado por conta da solução de Schiller, que é uma solução composta de iodo, iodeto de potássio e agua destilada. Na preparação desta solução não são utilizados recipientes de metal ou plastico, devido a reação dos componentes com estes materiais. A solução de Schiller após preparada é sempre mantida em recipientes de vidro âmbar.

Classificação.

Esta solução será aplicada na região a ser analisada, e devido a reação quimica das celulas poderemos obter um teste de Schiller positivo ou negativo.
Quando aplicada, a solução irá tingir as celulas normais, pois estas contém glicogenio em seu interior o que fará com que o iodo seja absorvido. Tingindo todo o tecido de cor castanho, denominando o teste como negativo.
Quando aplicado e nem todo o tecido for tingido, aí será denomanido como negativo e será necessário uma biópsia da região que não foi tingida para analisar se as celulas são benignas ou malignas.

Teste de Schiller Negativo (Células Normais).



Teste de Schiller Positivo (Células Alteradas).

Recomendações:

- Visitar seu ginecologista anualmente ou conforme orientação dele.
- Usar preservativo durante as relações sexuais.