quinta-feira, 7 de abril de 2016

SISTEMA DE TRIAGEM MANCHESTER

SISTEMA DE TRIAGEM MANCHESTER (MTS)

O Manchester Triage Group nasceu no mês de novembro de 1994 e seus esforços se concentraram em 5 objetivos:
1: Elaborar uma nomenclatura comum.
2: Usar Definições comuns.
3: Desenvolver uma metodologia sólida de triagem.
4: Implantar um modelo global de informação.
5: Permitir e facilitar a auditoria do método de triagem desenvolvido.
Foi estabelecido um sistema de classificação de 5 níveis e a cada um destes níveis se atribuiu um número, uma cor e um nome que se definiu em termos de tempo chave ou tempo máximo para o primeiro contato com o terapeuta.

Níveis de classificação da MTS.
Número
Nome
Cor
Tempo Máximo
1
Atenção Imediata
Vermelho
0
2
Muito Urgente
Laranja
10
3
Urgente
Amarelo
60
4
Normal
Verde
120
5
Sem Urgencia
Azul
240
MTS: Manchester System Triage.

O sistema foi revisado em 2006 e foram introduzidas novas informações recebidas nos últimos 10 anos. Com o passar do tempo o sistema foi adotado em muitos hospitais do mundo. A escala de classificação de pacientes compreende 52 motivos possíveis de consulta que de forma ampla se podem agrupar em 5 categorias, que são as seguintes. Doença, Lesão, Crianças, Conduta Normal e Inusual e Catástrofes. Em cada um se abre uma arvore de fluxo de perguntas. Depois de 4 – 5 perguntas como máximo, classifica o paciente em uma das 5 categorias que se traduzem em um código de cor e um tempo máximo de atenção.

O profissional seleciona um número de sinais e sintomas de cada nível de prioridade e utiliza discriminadores dispostos em forma de diagramas para assignar aos pacientes a uma das 5 prioridades clinicas.

Os discriminadores gerais são: Risco vital, dor, hemorragia, nível de consciência, temperatura e tempo de evolução. Se aplicam a todos os pacientes independentemente de sua forma de apresentação.

O método é coerente em suas suposições já que os sintomas guia podem conduzir a mais de uma diagrama de apresentação clínica. Assim um paciente que não se encontra bem, com pescoço rígido e dor de cabeça terá a mesma prioridade se o professional utiliza os diagramas de adultos com mal estado geral, dor no pescoço ou dor de cabeça.

Também não faz nenhuma suposição sobre o diagnóstico e pode ser desenvolvido por qualquer enfermeiro ou enfermeira independente de seu grau de experiência. Como requisito imprescindível se exige ter concluído a formação inicial necessária.

O sistema já tem uma experiência de 21 anos, permite realizar auditorias de qualidade na classificação de pacientes tanto internos como externos, é valido, reproduzível e aplicável, tem uma boa concordância é rápido e ágil em sua aplicação cotidiana. Separa bem os pacientes críticos e é aplicável tanto em pacientes adultos como a crianças.


O MTS é o sistema mais usado em hospitais de Europa e existem também grupos de triagem nacionais em países como Alemanha, Holanda, Inglaterra e Irlanda, Portugal e Espanha.